Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

terça-feira, 27 de março de 2012

Um pouco sobre educação.

É possível evoluir sem educar?

Se pensarmos pelo lado de que a educação consiste muito mais num processo de aprendizagem do que de ensino, eu faço o seguinte questionamento. É possível evoluir sem educar?

Muito se comenta em lutar contra o tráfico de drogas, a violência, o desemprego, a falta de moradia e diversos outros problemas sociais que atingem a nossa nação. Mas creio que tudo isso é reflexo de uma má educação, não me referindo somente educação da escola, mas principalmente na educação para a vida.

Temos um sistema educacional ultrapassado, que apenas se preocupa com a quantidade de alunos aprovados, pouco se importa com a qualidade da educação oferecida e não se atenta para a vida do aluno fora de sala de aula. A educação no Brasil é tratada com desprezo e com irresponsabilidade.

Temos hoje um alto número de jovens envolvidos no tráfico, na violência e no álcool, isso é reflexo de uma educação estacionada e precária. Enquanto não se voltar para a formação de consciência, não teremos melhoria em nenhum desses aspectos.

Pode existir policiamento suficiente para prender bandidos e traficantes, pode haver leis, emendas e portarias suficientes para suprir todos os tipos de crimes no Brasil, mas se não houver uma educação que forme o cidadão ao invés de apenas informar um conteúdo de uma disciplina, não teremos evolução humana nem social. A verdade é que temos em nosso país inúmeros políticos e profissionais preocupados em construir e evoluir o país economicamente, mas não temos ninguém preocupado em formar pessoas conscientes sobre o mundo que as cerca.

Não dá pra crescer um país com pessoas voltadas apenas para o lado econômico sem ter valores éticos e morais, afinal, isso diz respeito à lei natural da vida que se refere aos aspectos físicos e espirituais do homem. Para evoluir o ser humano precisa está em harmonia com esses fatores, com isso, o individuo deve ser educado para a vida, não somente para sua formação profissional. A sociedade atual está carente de pessoas pensantes.

Estamos conseguindo através do atual sistema educacional, diversas pessoas, assim chamadas de “intelectuais”, mas isso não é sinal de uma boa educação, mas sim da materialização de pensamento onde pouco se constrói.

Precisamos voltar nossos olhos para nossa educação, não somente na escola, mas em casa, na igreja e em todos os segmentos que compõe a nossa assim chamada sociedade.

Sergio Rubens, professor do Colégio Efetivo.
Fonte: www.uzlemfotos.blogspot.com

0 comentários

Postar um comentário

Powered By Blogger