Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cultura para a cidadania



Cultura para a cidadania, por Sergio Rubens, professor do Colégio Efetivo.

Existe um conceito, ou diria até um dito popular, que diz que cultura não enche barriga de ninguém, não dá dinheiro, nem renda, nem emprego, existe até mesmo a concepção que justifica o descaso com a cultura em nosso país, cultura não dá voto!

Realmente a cultura não existe para o material, mas sim para o espiritual, a cultura é tudo! Um povo sem cultura é um povo sem vez nem voz, é um povo amordaçado e preso ao sistema. Um povo sem cultura é um povo sem história. A cultura serve para abrir novos horizontes, para ajudar-nos a ter uma identidade própria, ela não se reduz apenas a entretenimento, ela é uma ferramenta de transformação social do ser humano, é uma grande aliada da educação e claro da cidadania.

É impossível falar de cidadania e não falar de cultura, a cultura deve ser encarada de forma mais séria, é preciso usar a música, o teatro, a poesia, a literatura como ferramentas educadoras promovendo a cidadania. A cultura serve para nos educar, para não jogarmos lixo no chão, não furar a fila, não agredir o meio ambiente... A cultura tem como papel esclarecer ao cidadão que devemos exigir dos nossos governantes que as promessas feitas nos palanques em época de campanha política realmente se cumpram, assim como deve ser uma ferramenta de desenvolvimento social e humano.

Quando me refiro à cultura para a cidadania, quero dizer que a cultura é extremamente importante para uma civilização. A sociedade deve compreender que a cultura nos ajuda a compreender o mundo que nos cerca, com isso, ela se torna uma arma contra a violência, as drogas e a criminalidade. Para construir a tão sonhada cidadania, ou seja, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, é preciso dar maior importância as questões culturais, principalmente nos seus aspectos sociais na intenção de transformar a consciência. Já que a cultura pode também ser entendida como um conjunto de práticas sociais passados de geração em geração, que possamos deixar uma cultura transformadora e renovada para as próximas gerações.

Deve-se estar atento a forma com que as autoridades vêm tratando a cultura e a importância que tem sido dada a ela, não se pode apenas pensar em desenvolvimento econômico, sem haver um desenvolvimento cultural, afinal, a cultura é ferramenta importantíssima no crescimento de uma sociedade.  É inaceitável que se trate a cultura apenas como um instrumento para distração de algumas pessoas sem um caráter social, a cultura deve ser vista como fator indispensável na construção da cidadania e no desenvolvimento da nação.


0 comentários

Postar um comentário

Powered By Blogger