Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educação

Estudar, para que?

- Para ser
- Para sobreviver
- Para crescer
- Para desenvolver
- Para pertencer
- Para se apropriar
- Para se atualizar
- Para se informar
- Para formular
- Para confrontar
- Para questionar
- Parar conhecer-se
- Para participar
- Para compartilhar
- Para socializar-se
- Para realizar
- Para criar
- Para situar-se
- Para superar-se
- Para escolher
- Para libertar-se (ser autônomo)
- Para ser cidadão

Para ser sempre único e integrado no permanente processo de construção e reconstrução da sua própria vida, do seu grupo familiar e da sociedade.

Tereza Nunes
 

Leia Mais

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Educação, UERN e greve. Uma visão diferente. Por Sergio Rubens



Notícias novas são divulgadas a toda hora sobre a greve dos professores da UERN. A governadora que ameaça suspender salários dos professores grevistas, a justiça que nega liminar do governo que pedia ilegalidade da greve, o presidente da ADUERN declara que não se pode reter o salário dos professores sem uma determinação legal para isso, pois caso isso fosse feito seria crime. Enfim, contudo isso os universitários da instituição querem saber quando voltarão a estudar?

Outro acontecimento alarmante foi com o deputado Getúlio Rêgo que pronunciou para uma caravana de professores, técnicos administrativos e estudantes da UERN que faziam um protesto na cidade de Pau dos Ferros a seguinte frase: “A caravana passa e os cães ladram”. Esse comentário gerou revolta entre os professores e todos os envolvido no protesto. Afinal essa é uma atitude digna de falta de caráter e respeito com o povo e principalmente com a educação e todos que trabalham nela.

Para relembrar, no ano passado, a atual governadora do estado prometeu o aumento salarial dos professores da UERN para ser pago em três parcelas anuais, as quais seriam pagas em abril de 2012, abril de 2013 e abril de 2014. Acordo esse que não foi cumprido pelo governo do estado. O mais irônico de tudo, é que mesmo sabendo que não cumpriu sua parte no acordo, a governadora ainda tem a audácia de ameaçar suspender os pagamentos dos grevistas no mês de maio.

Outro fato curioso é que, sabe-se que é proibido por lei o reajuste salarial em ano eleitoral, no período de três meses antecedentes a data da eleição, sabendo-se que a eleição acontece no mês de outubro, a governadora teria até o final do mês de junho para cumprir o acordo com os professores. Mas caso isso não aconteça, qual seria a decisão dos professores? Voltar com as aulas depois de um bom tempo de paralisação sem o resultado esperado? Porque mesmo sabendo desse fato, no qual o governo certamente usará como argumento para não cumprir o acordo, iniciou-se uma greve correndo o risco de chegar a essa data e não conseguir o resultado esperado?

São muitos questionamentos e muitas dúvidas que se passa na mente de milhares de alunos nesse momento. Em um país, mais especificamente em um estado, muito preocupado com a copa do mundo e com as eleições, a educação como sempre fica a mercê da boa vontade de alguns políticos que nos representam e que muitas vezes esquecem que são eles que devem nos servir e não nós que devemos servir a eles.

Em meio à disputa entre governo e professores, os alunos nada podem fazer a não ser esperar por uma decisão entre ambas as partes. Em um país que se diz democrático, os maiores interessados no caso não tem vez nem voz.

Fonte: www.uzlemfotos.blogspot.com 
Leia Mais

terça-feira, 29 de maio de 2012

ENEM 2012




As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.


Inscrição
De acordo com o edital do Enem 2012, publicado na edição de sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" (veja o arquivo em pdf), as inscrições para o Enem seriam abertas às 10h desta segunda-feira (28). Porém, por volta das 8h40 o site oficial já disponibilizava acesso ao sistema.
Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redações.

fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/inscricoes-para-o-enem-2012-ja-estao-abertas-saiba-como-participar.html
Leia Mais

OBA



Todas as informações sobra a participação do Colégio Efetivo na OBA  e na MOFOG estão disponíveis no Bolg do Professor Rennan Lopes, responsável do colégio pelo evento, confiram foi muito bom.
http://cienciasaqui.blogspot.com.br/
Leia Mais

domingo, 27 de maio de 2012

Parabéns Solange

Hoje está fazendo aniversário nossa querida professora Solange! Desde já desejamos muitas felicidades, saúde e sucesso em sua vida. Parabéns!!!!!!!
Leia Mais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Parabéns Fatinha!

Hoje estamos felizes em comemorar o aniversário de nossa querida professora Fatinha. Parabéns por essa data tão especial, desejamos muitas realizações, saúde e sucesso para ti.

Leia Mais

quarta-feira, 23 de maio de 2012



Convite – Reunião

Convidamos os Srs. Pais de alunos para participarem nesta quinta, dia 24/05, da reunião trimestral para entrega de DDA’s, como também, para tratar de outros assuntos de interesse comum. A reunião será às 16h: 30min para os Pais de alunos do 6º ao 9º ano; e da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio. Desde já contamos com sua presença. 
Leia Mais

terça-feira, 22 de maio de 2012

Reflexão da semana

MEU SONHO


Seria inútil se a vida que vivemos,
Uma etapa em pouco tempo,
Só realizássemos os sonhos tão sonhados,
E não vivêssemos dias tristes, só felizes
Perderia o lirismo

Quando enxergamos só sinais de tédio,
Mergulhamos no mecanismo de suspiros e tristezas
Quando o sonho deixa de ser laços do amor e pureza
Recontando na solidão histórias passageiras,
É o exato momento de recomeçar

Recomeçar perguntando por quê?
Sentindo tudo esfacelado perdendo a razão de ser
Deve-se na caminhada admitir
Romper todas as barreiras e seguir,
Vendo tudo magnífico, sorrir e partir

Seguir entendendo que a vida pede fortaleza de alma
Abraçando causas e efeitos vários
Sentir as energias emanadas do alto
Para usufruirmos em toda caminhada
Analisando os sofrimentos que nos foram reservados
Visando a necessidade de recomeçar
Vencendo difíceis obstáculos.




http://astrologiko.vilabol.uol.com.br/topiko4.htm
Leia Mais

Proibição de namoro entre alunos é estabelecida no IFRN de Macau, Por Sergio Rubens


Por mais exorbitante que seja o IFRN da cidade de Macau proibiu o namoro entre os alunos dentro do estabelecimento. Essa decisão vem gerando polêmica entre os alunos e entre a sociedade em geral. O que se deve questionar é: o namoro, ou relacionamento de alunos dentro do estabelecimento atrapalha o aprendizado? Ou simplesmente se proíbe porque é mais fácil do que educar os alunos para viver em um relacionamento de respeito mútuo, com uma convivência amorosa sem exploração e exigência demasiada do outro, seja o outro, um amigo, um colega ou um namorado.

O que muito se vê em muitas instituições educacionais do nosso país, são preocupações limitadas para o aprendizado disciplinar, baseado na formação de um profissional onde na maioria das vezes se esquece de educar o discente para sua vida social. Proibir o namoro entre os alunos de uma instituição de ensino é, no meu modo de ver, uma decisão característica de um país sem educação, atrasado e preocupado apenas com aparências e estatísticas.

Onde fica o trabalho educacional desse instituto? Limita-se apenas ao ensino das determinadas disciplinas de um curso? Porque ao invés de proibir não se educa os alunos para que aprendam a se relacionar melhor, a respeitar o parceiro nas suas mais variadas diferenças?  Mostrar a importância do sexo seguro, o quanto é importante saber dividir seu tempo nas mais diferentes atividades, ensinar a não ter preconceito e a compreender a importância do crescimento de cada um, tanto no aprendizado disciplinar como na sua vida com o outro.

O que mais me incomoda é saber que com tanto avanço tecnológico nessa instituição, tanta semana pedagógica, tanto profissional especialização, mestrado e alguns até com doutorado, ainda haja decisões arcaicas e típicas de pessoas desinformadas no que diz respeito ao crescimento social do aluno, já que uma das maneiras de adquirir aprendizado é convivendo e conhecendo outras pessoas, e o namoro, ou até mesmo como preferem a maioria dos jovens, o “ficar”, é uma das maneiras de se aprender com o outro.

Essa decisão pode ser qualificada como inadequada, ou até mesmo como ilegítima, além do mais a proibição do namoro dentro das paredes do estabelecimento, pode gerar uma possível evasão dos alunos, onde os jovens se sentem obrigados a matar aula, assim como a ficarem expostos a algum tipo de violência e abusos fora dos muros do IFRN.

Em um estado que ultimamente anda muito preocupado com greves e reivindicações, principalmente nas áreas de educação, devia se preocupar um pouco mais com a verdadeira educação, não aquela que só forma e não informa, mas sim a verdadeira educação, que qualifica, ensina, educa, mostra, orienta e informa sobre o mundo, a vida e suas mais variadas relações.

Leia Mais

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil






Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia Mais

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Porque a arte é tão importante na vida das pessoas? Por Sergio Rubens


É mais do que natural se ouvir falar em arte, afinal são vários os movimentos artísticos, música, cinema, teatro, literatura, pintura, artesanato, artes plásticas, enfim... Inúmeras manifestações que representam aquilo que uns chamam de dom, mas que eu prefiro denominar de aprendizado. Dentre todas essas e outras manifestações artísticas, vem o seguinte questionamento, porque a arte é tão importante na vida das pessoas?

A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal.

Conhecer a arte que é praticada pela nossa sociedade, ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade, contudo o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas o que amplia a nossa visão de mundo.

O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não vêem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro.

Cada manifestação artística proporciona tem uma identidade, e até mesmo, uma linguagem própria, mas todas nos levam a uma coerência na qual a arte é sempre inspirada pelos sentimentos, pelas emoções e opiniões do artista. O artista usa a arte como uma maneira de expressar os enigmas da vida e os verdadeiros sentimentos.

A importância da arte na vida das pessoas dá-se principalmente pelo fato de abrir a nossa mente e de fazer fluir o nosso pensamento, assim como têm uma grande importância social por integrar diversas pessoas com personalidades e características físicas diferentes dentro de um meio.
A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.
Leia Mais

sábado, 12 de maio de 2012

Mais fotos do dia das mães


























































Leia Mais
Powered By Blogger