Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Enem - Matemática - Dicas







Pelo visto nas provas passadas do Enem, sem dúvida, o conteúdo dominante (cerca de 35% da prova) é relativa aos seguintes conteúdos: grandezas proporcionais, porcentagem e conceito de funções relacionado a gráficos e tabelas. A competência e habilidades avaliados nesses itens são: construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais; identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

Probabilidade e estatística também é muito recorrente (cerca de 15%) que trabalha a competência de compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
Logaritmos e exponenciais, trigonometria e sequências, como, por exemplo, progressão aritmética e progressão geométrica, também não são muito explorados. Porém, podem cair. Todos esses assuntos juntos totalizam em média 15% da prova."
> Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos, Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro, RJ
"Nos últimos anos, predominaram questões sobre grandezas proporcionais e geometria espacial. São questões contextualizadas e bastante relacionadas a situações do cotidiano. Decorar fórmulas, sem a preocupação com o desenvolvimento do raciocínio, é o caminho mais certo para um desempenho fraco na prova de matemática do Enem."
> César Tasinafo, Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

"Entre os temas que o Enem mais costuma cobrar estão:

- Matemática básica: regras de três simples e compostas, grandezas direta e inversamente proporcionais;
- Funções de primeiro e segundo graus
- Exponenciais;
- Porcentagem e juros;
- Geometria plana e espacial;
- Probabilidade;
- Noções de estatística (cálculo de média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores).
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro, RJ

"Para ter sucesso na prova de matemática do Enem, os alunos devem conhecer bem alguns conceitos básicos da aritmética como: porcentagem, juros simples, frações, razão e proporção e análise de gráficos. Também é importante saber alguns conceitos básicos da geometria plana: triângulos e quadriláteros. Outros conceitos sempre presentes são os estudos de estatísticas e o cálculo de probabilidades."
> Daniel Lowinsohn e Geraldo Akio, professores do CPV Vestibulares, São Paulo, SP


Para mais dicas acesse: http://g1.globo.com/topico/enem/

0 comentários

Postar um comentário

Powered By Blogger