Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

terça-feira, 26 de junho de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga.


Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga faria 100 anos em dezembro, já que nasceu em 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu no Pernambuco e foi um dos maiores compositores brasileiros.

Desde criança tomou gosto pela música e nunca abandonou suas raízes nordestinas, tanto na música como no modo de se vestir. Luiz levou a cultura nordestina para o Brasil inteiro, foi na música o representante de um povo que não tinha vez nem voz e ele fez isso com muita dignidade.

O rei do baião, como também era chamado, transportou o rural para o urbano, levou o suor, o trabalho, o sofrimento, a alegria e a simplicidade do homem nordestino, para o resto do país. Pode-se dizer que ele reinventou o Nordeste, acabando com aquela imagem de que todo nordestino era matuto. Ele promoveu através da música uma nova imagem do homem sertanejo. Ele foi um imenso divulgador da cultura nordestina, mostrando que aqui também existiam grandes artistas e abrindo a mente e os ouvidos dos grandes centros urbanos para as músicas do interior.

Luiz Gonzaga foi e ainda é respeitado por diversos nomes consagrados da música brasileira, Gilberto Gil, declaradamente seu fã, disse uma vez que Luiz se inscreve na galeria dos grandes inventores da música popular brasileira.

Bom seria que as nossas “tradicionais” e grandes bandas de forró do momento, se dispusessem a divulgar em suas músicas, a cultura, a tradição, a história e a representação do povo nordestino, ao invés de compor músicas de duplo sentido, na maioria das vezes degradando a imagem da mulher, incentivando aos maus costumes e estimulando a prática sexual como um ato de satisfação pessoal e não de amor.

A música popular brasileira é eternamente grata a esse grande propagador da cultura nordestina. O Brasil hoje está carente de músicas como as de Luiz Gonzaga, que levou na imagem do homem nordestino, a simplicidade, a humildade e a boa música.

Eu sempre acreditei que não só a música, mas a arte de um modo geral tem um compromisso social com as pessoas, trabalhando a consciência do povo e ajudando no crescimento humano de cada ser. E Luiz Gonzaga fez isso com maestria, usando a sua música para abrir as mentes, os ouvidos e os corações de muita gente. 

(Sergio Rubens, professor do Colégio Efetivo)

Fonte: www.uzlemfotos.blogspot.com

0 comentários

Postar um comentário

Powered By Blogger