Hora certa!

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FÉRIAS

As férias chegaram e que delícia que é ler nessa época do ano, longe da leitura obrigatória das escolas! Época de livros só para nos agradar, ler pelo prazer de ler.

Nessa temporada de descanso os livros passam a ter diferentes funções. Podem ser até meios de transporte! Para quem fica em casa eles trazem um mundo novo para dentro e para quem vai viajar os livros tornam o mundo leve e fácil de levar. No fim, todos viajam e os livros são bem mais do que um gostoso passatempo.

Para quem vai sair do lugar, os livros são objetos indispensáveis nas malinhas dos nossos filhos. Mesmo que a criança ainda não leia, o livro pode ser apreciado em qualquer lugar: carro, ônibus, avião. Ocupa muito menos espaço do que brinquedos e propicia um revezamento entre os pais ou “cuidadores” da criança: cada um lê um pouquinho. Em momentos de espera - aeroportos, por exemplo - ajuda bastante. Um ótimo "distraidor" de criança!

Mas além de distraírem, os livros também nos ajudam a preparar os pequenos para a viagem em si. Vários temas nos favorecem na hora de explicar para onde vamos e o que vamos encontrar. Então, se vamos para a praia com ospequenos, minha sugestão é “Maré alta, maré baixa”, de Ana Maria Machado (global editora). Se o destino é a fazenda, “A roça”, de Mary França e Eliardo França (ática), é ótimo título. São maneiras lúdicas de diminuir a ansiedade e soltar a imaginação.

O próprio tema da viagem pode ser explorado, se a criança for pequena e for viajar de carro, “O Pato Atolado” de Jez Alborough (brinque book), é um livro engraçadérrimo sobre um pato que ao dirigir um carro atola na lama. Com essa leitura dá para explorar o tema do carro, a estrada, etc...

Para os mais velhos, temos viagens bem mais complexas. No texto de Patrícia de Luna, “Léo no mundo do espelho”, uma simples viajem se transforma em uma mágica aventura que ocorre dentro e fora do personagem, o menino Léo. Um livro para jovens descobridores, com encantadoras ilustrações de Cristina Oiticica.

Resumo da ópera, leia com seus filhos nas férias e sinta a areia da praia nos pés e se emocione com o bezerro mamando na vaca. O duro é atolar na lama junto com o pato, mas depois podemos viajar com Léo, e que viajem magnífica!


Carol Carneiro. Educadora, especializada em literatura infantil

0 comentários

Postar um comentário