Possível greve dos professores do Estado
Os alunos da rede estadual de ensino mal voltaram às aulas, já correm o risco de ficar por um bom tempo sem elas, caso uma nova greve se concretize.
Por mais revoltante que seja não é mais surpresa pra ninguém que o professor, não apenas no nosso estado, mas em todo o Brasil é pouco valorizado. Devido a esse fator, tudo indica que nos próximos dias estará começando mais uma greve dos professores da rede estadual de ensino. Eles querem que o piso salarial dos professores baseado na lei federal 11.738/08, seja implantado no Rio Grande do Norte, nada mais justo, afinal, são os professores quem formam os profissionais, que formam consciência e promovem a cidadania.
De que adianta sermos a 6ª economia do mundo, sermos o próximo país sede da copa do mundo e das olimpíadas, se não temos desenvolvimento social, cultural e humano? Afinal isso se dá através da educação, e dela só se tem no momento o descaso.
Nesse momento penso nos milhares de alunos que ficarão sem aula durante o período da greve, num estado tomado pelas drogas e pela violência, como proteger nossas crianças e adolescentes desse mal se nem na escola poderão estar? Isso sem contar na falta de aprendizado que eles terão caso a greve aconteça.
As aulas do ano letivo de 2011 terminaram em 2012 por causa de uma greve, agora já estão pensando em outra. Eu sou a favor da valorização do professor sim, mas o que me questiono é: será que a greve nesse momento é a melhor opção? Será que dará resultado ou será como a greve anterior? Será que vale a pena parar por um bom tempo e no fim das contas não alcançar o objetivo desejado?
Não estou querendo aqui criticar ou passar a impressão de que o profissional da educação esteja errado em reivindicar seus direitos, nem muito menos defender o governo do estado que pouco faz pela educação e não se preocupa com a formação do cidadão quero apenas fazer um alerta sobre os riscos que se corre para muitas vezes conseguir menos do que o mínimo exigido. Sem contar que aqui no nosso estado e principalmente na nossa querida Umarizal estamos vivendo momentos bem tensos, nos quais se precisa mais do que nunca da educação, educação essa que não é levada a sério pelo governo do estado e que os profissionais da educação na busca constante de sua valorização, não percebem que acabam por fazer exatamente o que querem os políticos, com a greve acabam por prejudicar os alunos, devido ao fato de sempre saírem com menos conteúdo e menos aprendizado depois de uma greve, isso acaba contribuindo para uma má formação do jovem, os tornando pessoas sem educação, sem cultura e sem pensamento crítico.
Além do mais, se for concretizada realmente a greve, que os alunos sejam informados detalhadamente sobre os reais motivos dela para que eles sejam conscientes da mesma e não fiquem sempre achando que a culpa é do professor, sendo que os maiores culpados são os nossos governantes.
(Sergio Rubens, professor do Colégio Efetivo)
0 comentários
Postar um comentário