Hora certa!

Visitantes

Recomendo

Postagens populares

Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Possíveis temas para redação Enem 2012.

O próximo Enem está marcado para os dias 3 e 4 de novembro. Confira abaixo os 10 temas que podem cair na prova de redação:
1. As questões ambientais
2. Bullying
3. Violência nas escolas
4. Violência no trânsito
5. Participação política
6. Álcool x Trânsito
7. Desarmamento
8. Desigualdade social
9. Esporte como fator de inclusão social
10. Comportamento jovem nas mídias sociais

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/23/935363/10-temas-podem-cair-na-redaco-do-enem-2012.html

Leia Mais

Enem - Matemática - Dicas







Pelo visto nas provas passadas do Enem, sem dúvida, o conteúdo dominante (cerca de 35% da prova) é relativa aos seguintes conteúdos: grandezas proporcionais, porcentagem e conceito de funções relacionado a gráficos e tabelas. A competência e habilidades avaliados nesses itens são: construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais; identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

Probabilidade e estatística também é muito recorrente (cerca de 15%) que trabalha a competência de compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
Logaritmos e exponenciais, trigonometria e sequências, como, por exemplo, progressão aritmética e progressão geométrica, também não são muito explorados. Porém, podem cair. Todos esses assuntos juntos totalizam em média 15% da prova."
> Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos, Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro, RJ
"Nos últimos anos, predominaram questões sobre grandezas proporcionais e geometria espacial. São questões contextualizadas e bastante relacionadas a situações do cotidiano. Decorar fórmulas, sem a preocupação com o desenvolvimento do raciocínio, é o caminho mais certo para um desempenho fraco na prova de matemática do Enem."
> César Tasinafo, Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

"Entre os temas que o Enem mais costuma cobrar estão:

- Matemática básica: regras de três simples e compostas, grandezas direta e inversamente proporcionais;
- Funções de primeiro e segundo graus
- Exponenciais;
- Porcentagem e juros;
- Geometria plana e espacial;
- Probabilidade;
- Noções de estatística (cálculo de média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores).
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro, RJ

"Para ter sucesso na prova de matemática do Enem, os alunos devem conhecer bem alguns conceitos básicos da aritmética como: porcentagem, juros simples, frações, razão e proporção e análise de gráficos. Também é importante saber alguns conceitos básicos da geometria plana: triângulos e quadriláteros. Outros conceitos sempre presentes são os estudos de estatísticas e o cálculo de probabilidades."
> Daniel Lowinsohn e Geraldo Akio, professores do CPV Vestibulares, São Paulo, SP


Para mais dicas acesse: http://g1.globo.com/topico/enem/
Leia Mais

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Em breve... XI - FECEF


Tema: A magia do teatro: do drama à comédia.
De 22 a 23 de Novembro de 2012.

 Subtemas:

Musicais
Teatro de bonecos (Fantoches)
Mudo
Suspense e Policial
Teatro Infantil
Drama
Comédia
Circo 

Acompanhe todas as notícias da FECEF no nosso blog e no facebook do colégio


Leia Mais

Convite reunião.








Colégio Efetivo – Convite Reunião.
Convidamos os Srs. Pais de alunos da pré – escola ao 5º ano, para participarem neste dia 18/10 da nossa reunião para entrega de DDAs e tratar de outros assuntos do interesse de todos, desde já pedimos seu comparecimento e agradecemos sua presença.
Horário da Reunião: 16h: 00 min. 






Colégio Efetivo – Convite Reunião.
Convidamos os Srs. Pais de alunos do 6º ano até a 3ª série do Ensino Médio, para participarem neste dia 18/10 da nossa reunião para entrega de DDAs e tratar de outros assuntos do interesse de todos, desde já pedimos seu comparecimento e agradecemos sua presença.
Horário da Reunião: 16h: 30 min.
 





Leia Mais

domingo, 14 de outubro de 2012

Mensagem para todos os Professores.




As bolas de papel na cabeça, 
Os inúmeros diários para se corrigir, 
As críticas, as noites mal dormidas... 
Tudo isso não foi o suficiente
 Para te fazer desistir do teu maior sonho:
 Tornar possíveis os sonhos do mundo.
 Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos
 Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, 
Quando em seu dia-a-dia
 Tantas dificuldades acontecem.
 A rotina é dura, mas você ainda persiste. 
Teu mundo é alegre, pois você 
Consegue olhar os olhos de todos os outros
 E fazê-los felizes também.
 Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
 Dividir é sempre a melhor solução.
 Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida 
O teu coração a cada dia,
 Dando-te tanto prazer em ensinar.
 Homenagens, frases poéticas,
 Certamente farão parte do seu dia a dia
 E quero de forma especial, relembrar
 A pessoa maravilhosa que você é
 E a importância daquilo do seu ofício.
 É por isto que você merece esta homenagem 
Hoje e sempre, por aquilo que você é
 E por aquilo que você faz.
 Felicidades!!!
Leia Mais

Origem do dia do Professor


Dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Leia Mais

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Passeio dia da criança


Amanhã estaremos indo para o Thermas Resort para o nosso tradicional passeio. Quer melhor do que comemorar o dia da criança com muita diversão e alegria!!!! Vamos que vamos
Leia Mais

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Avaliação do Enem - 2012



Notas do exame

Quando sai o gabarito das provas do Enem?
Os gabaritos do Enem serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Como eu sei qual minha pontuação no Enem?
Os candidatos poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2012, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem .

Se eu não concordar com minha nota, eu posso reclamar?
O edital prevê que os candidatos poderão requerer vista de suas provas, exclusivamente para fins pedagógicos, após divulgação do resultado. O documento não prevê recursos contra os resultados.

Se eu já estiver na faculdade e quiser participar do Ciência sem Fronteiras, posso fazer o Enem 2012 para melhorar minha pontuação e participar do programa?
Sim, a seleção para o Ciências sem Fronteiras é feita com base nas notas do Enem.
Leia Mais

Com serão as Provas do Enem






Como é a prova
Como é a prova do Enem?
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
O que a prova do Enem tem de diferente de outros vestibulares?
O Enem usa a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir. A correção avalia as habilidades de cada candidato e não depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares tradicionais, mas do nível de dificuldade de cada item.
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
A redação do Enem tem alguma particularidade?
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências:
1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2)Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3)Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4)Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Leia Mais
Powered By Blogger